sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Tecnologia Java

A tecnologia Java fornece um ambiente baseado em uma máquina virtual, a Java Virtual Machine (JVM). Desta forma os desenvolvedores podem escrever programas que são executados em qualquer sistema operacional e hardware que ofereçam uma JVM.

A tecnologia Java oferece diversas plataformas de desenvolvimento:

  • Java SE (Standard Edition), tida como base da tecnologia
  • Java EE (Enterprise Edition), voltada para aplicativos corporativos
  • Java ME (Micro Edition), para dispositivos móveis e sistemas embarcados
  • Java Card, caso mais específico que a Java ME, indicada para smartcards e cartões como os utilizados em celulares GSM.
  • JavaFX, destinada a aplicações multimídia em desktops ou dispositivos móveis

A Java é de tal riqueza que permite o desenvolvimento de aplicações para o ambiente desktop ou de dispositivos móveis, a criação de applets para documentos web e também suporta robustos aplicativos corporativos.

Linguagem de Programação Java

A linguagem de programação Java é a principal linguagem desta tecnologia. Entretanto a tecnologia Java também suporta outras linguagens de programação como Groovy, Jython ou JRuby.

Java, como linguagem, é uma importante linguagem de programação orientada a objetos. Em geral os programadores iniciam seu aprendizado com a programação estruturada, o que é natural e justificável. Se eles fossem rapidamente expostos ao paradigma de orientação a objetos, teriam o aprendizado deste estilo de programação mais facilitado. Infelizmente, é comum que o programador acostume-se com a programação estruturada, sentindo certa estranheza ao se deparar com a orientação a objetos. Passado o impacto inicial ele poderá testemunhar que este paradigma é mais natural do que a programação estruturada e leva ao desenvolvimento de códigos mais legíveis e robustos.

Instalação

No Ubuntu você deve abrir um terminal escolhendo no menu “Aplicações | Acessórios | Terminal”. Nele digite os comandos abaixo. (Atenção, as duas últimas linhas são um comando só)

sudo aptitude update
sudo aptitude install sun-java6-jdk sun-java6-jre j2re1.4-mozilla-plugin sun-java6-javadb netbeans5.5 netbeans5.5-pt glassfish umbrello

Será feito o download e instalados o Kit de Desenvolvimento, o Ambiente de Execução, o plugin para o Firefox, o Java DB (banco de dados), NetBeans (IDE para programação), o GlassFish (implementação do Java EE) e o Umbrello (Modelador UML capaz de gerar código automaticamente)

Experimentando

Utilizaremos um IDE gráfico para programar, o NetBeans. Ele é um editor IDE para Java que pode ser utilizado para construir desde pequenos programas até aplicativos corporativos.
No menu do Ubuntu, procure “Programação | NetBeans”. Para garantir nossas próximas experiências com o Netbeans, procure a opção “Opções” no menu “Ferramentas” e certifique-se que em “Navegador Web” esteja marcada a opção “Firefox”.

No NetBeans, selecione “Novo Projeto” no menu “Arquivo”. Selecione a categoria “Geral” e o projeto “Aplicação Java”, pressionando o botão “Próximo”, em seguida.
Para o nome do Projeto escreva algo como “Meu Primeiro Aplicativo”. A localização do projeto pode ser no /tmp. Clique no Finalizar.
O NetBeans ficará com três janelas:

  • Projetos: com uma árvore de componentes do projeto
  • Editor: para edição de código
  • Navegador: para navegar rapidamente entre os elementos.

Na janela do editor troque a linha

// TODO code application logic here

Por

System.out.println("Tecnologia da Informação - Desenvolvimento") ;

No menu Construir, selecione “Construir Projeto Principal” ou pressione F11. No menu Executar, escolha a opção “Executar Projeto Principal” ou pressione F6. O resultado será exibido em uma janela de saída na base do NetBeans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário